Você já ouviu falar em comunicação All Line? Já falei aqui no blog sobre
as novas características do consumidor: cibrido, prosumer, multicanal. Mas,
apesar disso, muito profissionais ainda insistem em trabalhar comunicação de
forma isolada. Para conversar sobre o assunto, convidei Henrique Castro,
Especialista em Marketing Internaciona pela Escuela Superior de Marketing Y
Administración, na Espanha e Diretor da DUEE Brasil.
Confira!
Market
Look com Henrique Castro
Blog do
Fernando Coelho: O consumidor é multicanal, porém, algumas agências ainda
insistem em realizar ações de comunicação isoladas. Qual a importância de
trabalhar canais, conceitos e estratégias de forma integrada diante do
consumidor multicanal e cibrido?
Henrique: Todos
nós somos consumidores, consumimos produtos e serviços todo o tempo. E não
diferenciamos se somos impactados de forma on ou off line, então por que as marcas
insistem em ter estratégias de marketing para cada canal? Foi desse analise que
surgiu o conceito da agência, onde as marcas podem trabalhar de forma
integrada, impactando o consumidor de forma relevante.
Blog do
Fernando Coelho: Costumo sempre dizer que, se você quer trabalhar com
marketing, precisará gostar e entender de gente. Quais ferramentas e/ou
metodologias podem ser utilizadas para capturar manifestações sociais e
tendências de mercado, e assim facilitar o trabalho da comunicação e marketing?
Henrique: Podemos capturar de diversas formas, no dia a dia:
num restaurante, na rua, dentro de um taxi, de muitas formas. O importante é
estar atendo para as manifestações sociais, não só no Brasil mas no mundo, pois
hoje todos estamos conectados. Na DUEE utilizamos diversas ferramentas, uma
delas é o monitoramento de redes sociais, dessa forma conseguimos
antecipar tendências e estar alinhado com a cabeça do consumidor.
Blog do
Fernando Coelho: Sua agência é uma das primeiras a lançar e usar o
conceito All Line – que é a integração entre ações promocionais e digitais. Nos
explique melhor como funciona.
Henrique: Nosso
conceito já existe há mais de 7 anos, porém ainda nos deparamos com marcas que
trabalham no velho conceito “below the line” e “above the line”, com agência
diferentes. E nesse modelo de negocio é impossível que a comunicação
fique alinhada, pois cada agência tem seu modelo e sua metodologia de trabalho.
Acreditamos que as marcas não devem pensar em
promoção, trade, shopper, digital, redes sociais ou eventos. Ela deve estar On,
conectadas com o consumidor onde quer que ele esteja, seja ao vivo ou no
virtual. A DUEE Brasil, integra ações promocionais e digitais no mesmo
ambiente, desse forma harmonizamos e potencializamos as ações e estratégias de
marketing de nossos clientes.
Blog do
Fernando Coelho: Como o mercado (clientes) enxergam esse novo conceito [all
lline]?
Henrique: Hoje
o mercado consegue absorver melhor nosso conceito, e ver os benefícios de ter
apenas uma agência cuidado de suas ações de live marketing e digital. Mas é
inegável que uma parcela do mercado ainda não enxergam esse modelo de negocio.
Blog do
Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, qual seu Market look? Como
você enxerga a vida, o mundo e o mercado?
Henrique: Pensamentos
conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a
resultados.
MINI-BIO
DE HENRIQUE CASTRO
Henrique
Castro é formado em Publicidade e Propaganda pela FIAM, cursou MBA Master
Marketing Internacional, na ESMA – Escuela Superior de Marketing Y
Administración, na Espanha. Com 15 anos de experiência profissional em
publicidade, BTL, eventos e marketing fez importantes passagens pela Directv
Brasil, Ogilvy, Aramark España, Ponto Brand Promocion, Banco de Eventos e
Brandworks.
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