terça-feira, 29 de maio de 2012

Look Market com Pricilla Coelho


Geminiana, adora uma novidade e um caderninho! Formada em Design e Especialista em Design Gráfico pela Universidade Federal do Maranhão minha convidada desta semana atua há oito anos no mercado publicitário, um dos seus desejos é a criação de uma revista sobre design e cultura do Maranhão, com um detalhe, escrito e diagramado só por mulheres.

Bati um papo com a Criativa Pricilla Coelho, Designer da AG.10 Propaganda.

Aprecie sem moderação!

Look Market com Pricilla Coelho
  
Blog do Fernando: Arte com publicidade ou publicidade com arte?

Pricilla: Não sou muito a favor dessa mistura, não. Eu não sou artista quando se trata de solucionar problemas; meus amigos de profissão também não são artistas, somos criativos. Arte pra mim é algo de valor sensitivo, causa alguma emoção e principalmente, é atemporal. Já a publicidade é o aqui, agora, tem tempo e prazo de validade, mas precisa ter a estética e o acabamento visual.

Não existe leilão de cartaz publicitário assinado pela agência tal, não que eu saiba. Essa junção da arte com publicidade vem da história da profissão. Sou a favor da publicidade com uma ideia criativa e acabamento visual fantástico, e lembrando que a solução do problema do cliente vem na frente, ok?!

Blog do Fernando: Você é formada em Design pela Universidade Federal, como você enxerga a grande tendência do design thinking como ferramenta inovação? O Maranhão está preparado para essa novidade?

Pricilla: O termo é tão novo que tive que buscar algumas referências pra responder essa pergunta, e é difícil viu? O design thinking ainda é novidade e como ferramenta de inovação é muito interessante porque é uma metodologia que consiste em ter a liberdade para gerar grandes e loucas ideias. E quanto maior e mais variada profissionalmente é a equipe, melhor o resultado. A partir daí aplicar uma experimentação, uma análise pensando com a cabeça do usuário do produto ou serviço, e ainda checar os riscos o que demanda certo tempo. Não dá pra analisar algo que acabou de nascer, você precisa experimentar. Resumindo, é a liberdade criativa com a cabeça do cliente e os pés no chão. Então para ter soluções inovadoras você precisa de uma equipe multidisciplinar para entender as necessidades do projeto, de colaboração para co-criar e ter o feedback necessário e ainda a prototipagem que gera a experimentação. Creio que uma metodologia desse nível o resultado só pode ser inovador.

O Maranhão está preparado sim para esse novo olhar (quem não quer ideias inovadoras?), o mercado necessita disso. Talvez quem não esteja preparado são os empresários e donos de agências também, já que são poucas que têm um designer ou alguém que pense como um no seu quadro de funcionários; que ainda não perceberam a importância do design, como um todo, dentro das empresas.

Blog do Fernando: Você falou que tudo pode (quase tudo) em Design. Emilie Chamie diz que o simples preenchimento de páginas com imagem e letras não é fazer design gráfico, alguns cases de sucesso já “vão contra essa maré”. Qual é a tendência do design?

Pricilla: Opa, vamos recapitular: quase tudo pode em design não, mas no uso da cor acredito que sim. Essa é uma boa tendência, acredito que o uso da variedade de cor e também de marcas múltiplas, dinâmicas, mutantes seja uma tendência que chegou pra ficar. Como exemplo de uso de cor podemos citar a nova identidade de O Boticário, com aquela variedade enorme de cores que está de acordo com o seu público e suas necessidades - que não é mais apenas perfume. E como marca mutante o Museu de Design de Moscou é um belo projeto, tem muitas variações e aplicações diversas e todas elas se comunicam entre si.

Blog do Fernando: Você acredita em inspiração e no “branco” na hora de desenvolver seu trabalho?

Pricilla: Quando você segue uma metodologia baseada em pesquisa e bem fundamentada você tem no que se inspirar, não existe branco, apenas o processo natural de maturação da ideia. A solução sempre aparece quando o conceito é criado na cabeça, sem esquecer a bagagem cultural, visual, musical... Tudo que o criativo puder experimentar é bem vindo na geração de ideias criativas.

Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market, qual sua visão do mundo, da vida, do mercado e do design?

Pricilla: Minha vida, meu dia-a-dia é muito misturado com criatividade e hoje o que me dá mais prazer é pensar criativamente em qualquer coisa que eu faça. Até ovo cozido em formato de coração já fiz, e tenho foto pra provar. Se as pessoas pensassem um pouco mais no “e se?” o mundo já estaria bem melhor.

Mini-curriculo:

Graduada em Design e Especialista em Design Gráfico, todos pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalha na área há 8 anos e desde 2010 integra a equipe de criação da AG10 Propaganda. É responsável pela identidade visual, sinalização, impressos, diagramação e soluções criativas de importantes contas. 

Priscila já teve seu momento sabático em 2004/5 onde largou a vida de agência e se dedicou á um negócio próprio juntamente com sua irmã num mercado que não sabiam nada, uma experiência, segundo ela, muito boa - foi quando percebeu o valor do design na sua vida e voltou. Projetos paralelos ela sempre tem um, é geminiana aí já viu, adora uma novidade e um caderninho.

Começou a formalizar um estúdio de design gráfico, só que voltado para eventos e ideias criativas, a empresa IUPstudio. Ah, ela tem vontade de ter uma revista sobre design e cultura no Maranhão; participar de um projeto onde a equipe de criação é toda formada por mulheres (no que será que vai dar?!); aprender a desenhar direito, ter uma ideia revolucionária... 

(texto da entrevistada)

@coelhofernando

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